35ª semana de atraso menstrual ou 33ª semana de gestação

O bebê já tem mais 90% de chances de sobreviver se nascer agora. Os sistemas vitais estão quase totalmente maduros e desenvolvidos. O acúmulo de gorduras torna os braços e pernas mais gordinhos nessa semana.

Já alcançou tamanho suficiente para ocupar quase todo o útero, e há menos espaço para movimentação. Os membros começam a formar dobras nos cotovelos e joelhos, punhos e pescoço. A pele tem aspecto rosa claro devido à proximidade dos vasos sanguíneos da sua superfície. A placenta representa agora cerca de 1/6 do peso fetal.

Nos exames de ultrassom é mais difícil de visualizar o bebê, pois, o espaço reduzido faz com que ele flexione os membros sobre a face e os ossos, já bem calcificados, não permitem a passagem do som, fenômeno chamado sombra acústica.

O ultrassom é fundamental agora para estar avaliando a vitalidade do bebê (bem estar), isto será avaliado vendo a taxa de crescimento fetal, volume de líquido amniótico, grau da placenta, Doppler velocimetria da artéria umbilical e artéria cerebral media (exames mais comuns). Geralmente avaliamos o colo do útero através do exame ultrassom transvaginal.

Mamãe,
Agora e mais importante repouso e alimentação saudável, recomendamos repouso em decúbito lateral (de lado) esquerdo ou direito ao importa. Também esta na hora de arrumar a sua mala e a do seu bebe, estaremos entregando no consultório durante a consulta.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida 
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154