Algumas vezes, ao tentar engravidar, a mulher tem dificuldade em manter a gestação por problemas uterinos, colocando a vida do bebê, e também a dela, em risco. Nesses casos, é possível recorrer a uma barriga solidária.

Algumas vezes, ao tentar engravidar, a mulher tem dificuldade em manter a gestação por problemas uterinos, colocando a vida do bebê, e também a dela, em risco. Nesses casos, é possível recorrer a uma barriga solidária, quando uma mulher, escolhida pela paciente, aceita gestar o embrião formado no laboratório, através da união dos óvulos da paciente ao espermatozoide de seu companheiro.

Sendo assim, o procedimento de fertilização in vitro, com o óvulo e o espermatozoide do casal em tratamento, gera os embriões que serão transferidos à mãe doadora do útero para que ocorra o desenvolvimento. Também chamada de “barriga de aluguel”, a barriga solidária não pode ser utilizada com fins comerciais, por impedimento legal e pela postura ética do nosso serviço.

Seguindo a legislação, a doadora do útero deverá ser parente em até segundo grau da futura mãe e deverá ser avaliada clínica e psicologicamente antes que a transferência dos embriões seja realizada. É importante ressaltar que a legislação também assegura a paternidade aos pais biológicos da criança.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida 
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154