A Indução da Ovulação é um tratamento de baixa complexidade que se limita a estimular a produção de óvulos, para que ocorra uma fecundação natural.

Indução da Ovulação com Coito Programado

A Indução da Ovulação, conhecida também como coito programado é um tratamento de baixa complexidade que se limita a estimular a produção de óvulos, para que ocorra uma fecundação natural.

A Indução da ovulação é um tratamento simples que consiste na utilização de medicações hormonais que atuam diretamente no ovário, estimulando-o a produzir óvulos capazes de serem fecundados. Divide em duas etapas: a estimulação ovariana e o desencadeamento da ovulação. 

A primeira etapa é feita com medicamentos por via oral e via subcutânea. O objetivo é promover o crescimento de folículos nos ovários para aumentar as chances da liberação de um, dois ou três óvulos para serem fecundados pelos espermatozoides.

As mulheres iniciam as medicações no começo do ciclo menstrual, quando os folículos ainda são pequenos.

Em seguida, o crescimento dos folículos é monitorado com ultrassonografias e, quando atingem um determinado tamanho, o último medicamento é administrado para maturar os óvulos e programar a ovulação propriamente dita.

A orientação é que o casal tenha relações sexuais cerca de 36 horas depois, próximo à ovulação.
O teste de gravidez é realizado após duas semanas.
O tratamento costuma durar 15 dias, isso não significa, é claro, que a mulher terá uma gravidez garantida.
A taxa de sucesso por tentativa é, em média, de 10 a 15%.
Essa chance pode ser maior ou menor de acordo com a idade da mulher e tempo de infertilidade.

Quem pode fazer a indução da ovulação?

A gravidez por indução da ovulação pode ser feita em casais que têm pequenas alterações que serão corrigidas com a orientação médica. 
O tratamento é indicado para casais em que a mulher tem dificuldade para ovular, mas que possuem tubas uterinas e sêmen normais. Essas mulheres geralmente ficam de 40 dias a um ano sem menstruar, muitas por causa do ovário micropolicístico, pacientes que não produzem o folículo dominante, pacientes que tem muco inadequado, pacientes que tem produção deficiente de progesterona.

Este tratamento é seguro e há anos ajuda mulheres em todo o mundo a engravidar. Como todo tratamento médico, há indicações particulares para cada caso. Entre em contato para saber qual a melhor indicação para seu caso!


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida 
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154