Para quem quer deixar para engravidar mais tarde, o congelamento de óvulos é uma opção muito inteligente.

Lembrando sempre que esses óvulos são mais abundantes e tem mais qualidade até os 35 anos da mulher (em média). Mas nada impede de coletarmos eles até essa idade para implantá-los anos depois.

O congelamento oferece às mulheres a possibilidade de armazenar seus óvulos enquanto eles ainda estão em boas condições de serem fertilizados, formar embriões, para que futuramente elas possam ser mães.

Essa mudança na programação da maternidade vem aumentando com a entrada da mulher no mercado de trabalho e com a dedicação em construir carreiras.

As mulheres optam por aguardar um melhor momento para realizar o desejo de ser mãe. Mas, segundo médicos, esta decisão ainda é tomada por mulheres que já estão com idade entre 37 e 39 anos, período em que há uma diminuição da fertilidade natural e da qualidade dos óvulos.

Para quem já chegou aos 40, em termos de reprodução assistida, a Fertilização in Vitro é a melhor opção disponível hoje. Ou seja, é a opção com maior taxa de sucesso entre as tentantes. Mas tem algo que você precisa saber: Mesmo na reprodução assistida, as chances de engravidar caem à medida que a mulher envelhece.

Fatores que influenciam no sucesso

  • a idade em que o óvulo foi congelado;
  • a técnica utilizada para o congelamento;
  • a qualidade e a quantidade de óvulos armazenados;
  • a condição clínica e a idade da paciente, no momento da gestação.

De uma forma geral, quando alcançamos os quesitos para o sucesso do congelamento de óvulos, a chance de a gravidez ser bem-sucedida, em uma fertilização in vitro do óvulo, gira em torno de 40%.
Lembrando que a melhor idade para congelamento dos óvulos é antes de 35 anos


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida 

NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ