38ª semana de atraso menstrual ou 36ª semana de gestação

O bebê já é considerado “a termo”, ou seja, pronto para nascer, e de agora em diante o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento.

O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome tem agora o mesmo tamanho. O peso está, em geral, com 3 quilos e o tamanho próximo de 50 cm.

Mamãe,
Nesta semana, é provável que você comece a sentir leves estímulos elétricos nas pernas e na vagina. Isto é causado em razão do toque que o bebê dá em seus nervos enquanto penetra na bacia.

As falsas contrações de parto são muito irregulares, mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia). As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição.

É bom que você saiba que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela. Portanto, fique alerta às contrações (a repetição delas em intervalos cada vez menores – de 10 para 5, 3, 2 minutos, sem parar -, é o sinal derradeiro de que o pequenino vem vindo) e à ruptura de bolsa (depois que ela ocorre, se o bebê já estiver maduro, deve nascer no prazo de 24 horas, para se evitar o risco de infecção). Na dúvida, ligue para seu médico ou vá para o hospital, onde você poderá ser examinada para ver se está em trabalho de parto e se o bebê está bem.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida 
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154