- Detalhes
- Categoria: Gravidez Semama a Semama
- Acessos: 910
Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida ainda. É nessa semana que começa a preparação do corpo da mulher para a segunda semana, onde ocorrerá a fecundação.
1ª Semana e 2ª Semana de atraso Menstrual
1ª Semana
Neste período você ainda não esta grávida, você acabou de menstruar e o seu corpo irá começar a se preparar para a gravidez que vai ocorrer teoricamente daqui a 14 dias. Isso porque em um processo normal de menstruação, que dura em média 28 dias, o óvulo maduro é liberado no meio desse processo (por volta do 14º dia). Esse óvulo viaja desde o ovário até as tubas uterinas, em direção ao útero, e lá aguarda ser fecundado. Se não for fertilizado, o ciclo começa novamente.
Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida ainda. É nessa semana que começa a preparação do corpo da mulher para a segunda semana, onde ocorrerá a fecundação.
Informações importantes
Existem duas idades gestacionais: a concepcional (que é contada a partir da concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecunda o óvulo) e a menstrual (que está nos livros de obstetrícia e é contada a partir do primeiro dia da última menstruação). Podemos dividir a formação do concepto em dois períodos: embrionário e fetal.
O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É uma fase de intensa proliferação de células. Só para termos uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4ª semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos, ou seja, as substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.
O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nesse período o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas).
Mamãe,
Infelizmente nem todas as gestações ocorrem de maneira planejada e em um momento adequado da sua vida.
Se a sua gravidez for planejada e desejada, meus parabéns! . Comece a pensar como grávida antes de engravidar. Adquira hábitos saudáveis e abandone os maus hábitos desde já, para que você tenha um bebê sadio. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo. Esse é um bom período para engravidar.
Faça uma dieta rica em frutas e vegetal; pratique exercícios regularmente; inicie um suplemento de ácido fólico, principalmente, se você era usuária de pílulas anticoncepcionais. Pare de fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar medicações sem prescrição médica. Fique longe de substâncias tóxicas e descanse bastante. Aprenda como se preparar para a gravidez.
Se você não planejou a gravidez, não se cobre demais, muito menos tenha muita culpa sobre os seus sentimentos, lembre-se que você é humana, entenda que será necessário ter paciência neste momento e lembrar que todos os teus sentimentos negativos são em função da gravidez e não em relação direta com o seu bebê, com certeza você vai amá-lo profundamente. De qualquer maneira, vamos ter responsabilidade com o seu corpo e com o corpo do seu filhinho, vamos ter todos os cuidados como os hábitos descritos interiormente.
2ª Semana
É na segunda semana que o corpo da mulher se prepara para a fecundação, liberando hormônios que permitem a ovulação e as condições necessárias para gerar o bebê.
As mudanças que ocorrem são:
- O revestimento uterino fica mais espesso para acomodar o novo feto;
- Os folículos ovarianos amadurecem até um deles se tornar dominante;
- Hormônios são liberados para que o folículo dominante libere o óvulo para a fecundação;
- O muco cervical se torna mais macio, fluido e aquoso, como clara de ovo, para facilitar a vida dos espermatozoides;
- Começa a liberação do hormônio estrogênio responsável por estimular o revestimento do útero para alojar o óvulo fertilizado.
Como ocorre a fecundação do ovo?
Em cada ejaculação, o homem libera de 300 a 400 espermatozoides no interior da vagina. O espermatozoide tem somente uma missão: fertilizar o ovo. Mas apenas alguns sobrevivem nesse processo.
Ao chegar nas tubas uterinas, eles são empurrados em direção ao ovo, mas somente um espermatozoide — o mais forte — consegue chegar ao objetivo e fertilizar o ovo.
Quando isso ocorre, a missão muda e se torna mais tranquila. O ovo fecundado, também conhecido como Zigoto, continua descendo para seu objetivo final: o útero.
O que acontece quando há gêmeos fraternos ou dizigóticos?
É chamada gravidez de gêmeos fraternos quando dois óvulos distintos são fecundados por dois espermatozoides diferentes, ao mesmo tempo.
Gêmeos fraternos são os mais comuns de acontecer, sendo aqueles geneticamente parecidos e que podem ou não dividir a mesma placenta.
Já a gravidez de gêmeos dizigóticos é mais rara. É resultado de um óvulo que foi fecundado e, ao começar o processo de divisão celular, as células se dividiram dando origem a outro embrião, que será igual ao outro, originando gêmeos idênticos.
Processo: Fecundação;
Dias de gravidez: 14 dias.
Para os casais que querem aumentar a eficiência da fertilidade seria conveniente manter relações em dias alternados entre o 8°e o 20° dia do ciclo menstrual. Saiba que o ciclo menstrual é composto de 2 fases. A primeira é uma fase chamada de proliferativa: onde se prepara o ovulo e o útero para a ovulação e a segunda fase do ciclo onde se inicia a gestação através da fecundação do óvulo e da viagem, agora do óvulo fecundado (embrião) para dentro do útero.
Para mulheres com ciclo s de 28 dias a concepção ocorre em geral no 14° dia do ciclo, para mulheres com ciclos de 35 dias, a ovulação ocorre no 21° dia do ciclo; isto quer dizer que a segunda fase é mais regular do que a primeira. Mulher com ciclos irregulares fica impossível prever a data da ovulação; então o calculo da gravidez será obtido apenas por avaliação do ultrassom.
Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
- Detalhes
- Categoria: Gravidez Semama a Semama
- Acessos: 839
3ª Semana de Gravidez é na verdade, considerada a 1ª Semana de Gestação
O encontro do espermatozoide com o óvulo acontece no início desta semana: é a fecundação. O ovo ou zigoto está formado e o sexo do bebê, definido. Poucas mulheres sabem que conceberam, pois a menstruação nem atrasou ainda.
Começa verdadeiramente a gestação nesta semana. No início dessa semana acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino.
Para fazer esse caminho, eles gastam cerca de 10 horas. Dos 300 milhões de espermatozóides depositados na vagina após a ejaculação apenas cerca de 100 a 300 mil atingem as trompas e no final apenas um espermatozoide fertiliza o óvulo. ( pense nisso: seu filho foi determinado entre bilhões de possibilidades)
Óvulo Humano
No centro do óvulo, os cromossomos da mãe e do pai para formar os cromossomos de seu bebê. A fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fecundação. Já é possível observar os núcleos masculino e feminino, ao microscópio, 18 horas após a concepção. É nesse momento que o sexo de seu filho é determinado, graças ao cromossomo sexual do esperma do papai (X ou Y). Então, caso voce nao saiba, é o espermatozoide do homem que determina o sexo do bebê.
Gêmeos
Se dois óvulos são liberados pelos ovários e são fecundados por dois espermatozóides diferentes, serão gerados gêmeos fraternos (dizigóticos). Se um óvulo é fecundado e depois se divide em dois, serão gerados os gêmeos idênticos.
Mamãe
Nesta semana o embrião em desenvolvimento está caminhando pela trompa em direção ao útero. O ovo ou zigoto começa a se dividir formando 2, 4, 8, 16 e várias células agrupadas de forma esférica. Durante essas divisões passaram-se o 2º, 3º, 4º e 5º dias após a concepção. No final desta semana ou no início da próxima vai começar o processo do embrião se ligar ao revestimento uterino (implantação ou nidação), e nesse momento ele recebe o nome de blastocisto. Durante a implantação do blastocisto no útero pode haver um pequeno sangramento vaginal. Não se alarme. Isso é normal. No entanto, a grande maioria das mulheres não percebe que a implantação está começando.
Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
- Detalhes
- Categoria: Gravidez Semama a Semama
- Acessos: 579
4ª Semana de Gravidez ou 2ª Semana de Gestação
Nessa semana as células do zigoto se multiplicam enquanto ele caminha pela trompa até o útero, dando origem a uma minúscula estrutura (cerca de 0,2 mm de diâmetro – 5 vezes menor que a cabeça de um alfinete) que consiste de várias células agregadas em torno de uma pequena cavidade cística denominada blastocisto.
O Bebê
Assim que o blastocisto adentra a cavidade uterina inicia-se a fase de implantação, ou seja, o futuro bebê vai procurar o melhor lugar do revestimento uterino para se instalar. O sítio ideal de implantação se situa na parede posterior do corpo uterino na direção da coluna da mãe. Essas células dividem-se em dois grupos – um para formar a placenta outro para formar o bebê. O blastocisto é capaz de “cavar” o revestimento uterino – esse processo é denominado nidação.
Ao fim da quarta semana de gestação seu bebê mede de 0,36 a 1mm, da cabeça às nádegas, mas ainda não pode ser visto no ultrassom.
Mamãe
No final desta semana deveria vir a menstruação, mas se você engravidou ela não aparecerá. Alguns dos primeiros sintomas de gravidez são muito semelhantes aos que você costuma sentir no pré-menstrual: cansaço, sensibilidade mamária e alterações de humor. Quando você sente esses sintomas fica até desanimada achando que não foi desta vez. Portanto, para ter certeza faça um teste de gravidez e de preferencia um teste no sangue chamado de beta hcg.
Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
- Detalhes
- Categoria: Gravidez Semama a Semama
- Acessos: 220
5ª Semana de Gravidez ou 3ª Semana de Gestação
No início desta fase o embrião tem a forma de um “disco” e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.
Nesta fase o embrião poderá ser visualizado pela ultrassonografia transvaginal. Este exame é mais recomendado pois possui melhor resolução de imagem. Não existe risco de aborto com o exame. Se o embrião não for visto não se preocupe! Ele é tão minúsculo que às vezes pode ser difícil de identificá-lo.
Imagem de ultrassom transvaginal de um embrião de cerca de 5 semanas. O embrião é apenas o pequeno ponto branco! O anel branco sobre o qual o embrião está é uma estrutura chamada vesícula vitelina, responsável pela nutrição do bebê nesta fase.
Mamãe
Sua menstruação está atrasada e, provavelmente, você está grávida. Existem vários “kits” disponíveis para teste de gravidez já com poucos dias de atraso menstrual. Contudo, o ideal é fazer uma dosagem sanguínea do hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica beta) que é produzido, especificamente, pela placenta em formação. Leia mais sobre os testes de gravidez.
As alterações hormonais que acompanham a gravidez tornam suas mamas inchadas e doloridas, à medida que as glândulas de leite se multiplicam. Você pode começar a sentir mais fome e enjoo pela manhã. Seu útero, em crescimento constante, começa a pressionar a bexiga, aumentando a frequência urinária. Esses sintomas variam em intensidade de mulher para mulher e de gravidez para gravidez numa mesma mulher.
Chegou a hora de marcar sua primeira consulta ao obstetra e certamente, esta será a visita mais longa de toda a gravidez. Não se esqueça de fazer uma lista com suas perguntas antes de ir ao consultório, pois será o momento certo para você tirar todas as dúvidas. Nesta primeira consulta, seu obstetra irá lhe fazer uma série de perguntas sobre sua história familiar e solicitar vários exames para avaliar sua saúde e possíveis problemas que possam atingir o seu bebê, como por exemplo: urina, fezes, sangue (HIV – AIDS, sífilis, grupo sanguíneo, fator Rh, anticorpos antitoxoplasma, glicemia e outros) e o ultrassom.
Seu obstetra também lhe pesará, medirá a pressão sanguínea e calculará, com base no primeiro dia da sua última menstruação, em que fase gestacional você se encontra e a data provável para o nascimento do seu bebê.
Não se esqueça de também dizer a ele sobre as doenças que por ventura você tenha e de todos os medicamentos que está tomando.
O medo de sofrer um aborto costuma incomodar a maioria das grávidas – e esse receio faz sentido. Cerca de 20% das mulheres que engravidam abortam até a 8ª semana. Se você abortar, não fique se culpando, pois entenda que geralmente o aborto ocorre devido à própria natureza, que interrompe a gestação para evitar que um bebê venha a se desenvolver ou a nascer com problemas. Você só deverá começar a se preocupar caso ocorram três ou mais abortamentos consecutivos, pois aí sim é necessário fazer estudos sobre abortamento habitual.
Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
- Detalhes
- Categoria: Gravidez Semama a Semama
- Acessos: 167
6ª Semana de Gravidez ou 4ª Semana de Gestação
O Bebê
Os primeiros batimentos cardíacos do embrião já começaram. Ele mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um “S”. O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural. O crescimento é muito rápido nessa fase.
O coração já começou a bombear sangue e a maioria dos órgãos estão em formação. O coração, apesar de ser um pequeno tubo, já bate de 140 a 150 vezes por minuto, duas vezes mais que o de uma pessoa adulta. Além disso, o vínculo entre seu filho e você se torna mais intenso, pois os vasos sanguíneos que unem o cordão umbilical com a placenta aparecem.
O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. Os brotos dos futuros braços e pernas começam a se formar. No final desta semana o embrião adota a forma de um “C”, mede cerca de 5,0 mm e pesa em torno de 0,4 g.
A futura mamãe
As náuseas começam a intensificar. O enjoo matinal é uma companhia para qualquer hora do dia. Você “deseja” alguns tipos de alimentos enquanto o “simples pensamento” a respeito de outros tipos de comida levam você ao banheiro.
Devido a esse período ser crítico para o desenvolvimento do seu bebê evite álcool, remédios, drogas e tratamentos estéticos (permanentes, colorir os cabelos, etc.). Se você ainda não marcou, marque a sua primeira consulta pré-natal.
Os enjoos matinais podem ser muito fortes em casos de gravidez múltipla. Certifique-se de ingerir bastante líquido, em pequenos bocados, principalmente se você vomita muito. Se você vomita mais do que 8 vezes ao dia, contate o seu médico.
Quando e como contar ao mundo a respeito de sua gravidez?
Você deve estar ansiosa por contar a todo mundo que está grávida. Ou você pode querer esperar um pouco e guardar segredo. Alguns pais têm receio sobre aborto e preferem nada dizer até que esse risco tenha passado. No entanto, os amigos e a família podem ser uma inestimável fonte de ajuda em caso de aborto, e você poderá estar perdendo essa oportunidade, não dividindo com eles o seu estado.
Faça o que você acha mais confortável, mas faça disso um evento especial quando resolver falar.
Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza.
O futuro papai
- O que você pode fazer para ajudar a futura mãe com as náuseas?
- Certos aromas podem desencadear os enjoos – café, perfumes, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
- Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
- Coloque alguns biscoitos salgados tipo “crackers” ou “pretzels” no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
- Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).
Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Especializada em Fertilização e Reprodução Humana Assistida
Clínica Fertgravi
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 718 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ
NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
Mais Artigos...
Página 1 de 4