Pre Natal900x400
O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez. Durante as sessões do pré-natal o médico deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto assim como pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.

As consultas de pré-natal devem começar assim que se descobre a gravidez. Nelas a mulher pode receber importantes informação sobre a questão nutricional, o aumento de peso e os cuidados do bebê.

O pré natal deve ser feito por todas as grávidas, sem exceção. Nas consultas médicas do pré natal o médico irá solicitar alguns exames específicos para verificar a saúde da grávida e do bebê.

Na primeira consulta a mãe deverá informar o médico do seu histórico de saúde, dizendo quais as doenças que já teve e seus hábitos de vida e se a gravidez foi planejada ou não.

Os exames realizados no pré-natal são:

  • Ultra sonografia do útero
  • Hemograma completo
  • Glicemia
  • Sistema ABO e fator Rh
  • HIV (vírus da imunodeficiência humana)
  • Sorologia para rubéola
  • Reação para toxoplasmose
  • VDRL
  • Sorologia para hepatite B e C
  • Sorologia para citomegalovírus
  • Urina
  • Fezes

O ideal é que a grávida realize dois exames de ultra som, um no primeiro trimestre da gravidez e outro no segundo trimestre para verificar se há alguma ma formação no bebê.
É também nas consultas do pré natal que a grávida pode esclarecer suas dúvidas sobre os enjôos, prisão de ventre e outras queixas comuns durante a gravidez.

Fatos marcantes nas consultas de pré natal :

  1. A escuta do coração do bebê vai ocorrer com 7 semanas de atraso menstrual ( 5 semanas de gravidez).
  2. A determinação do sexo ; se for por exame de sangue poderá ser conhecido com 8 semanas de atraso menstrual , se for por ultrassonografia será conhecido a partir de 12 semanas de atraso menstrual (10 semanas de gravidez), sendo mais freqüente a confirmação com 14 semanas de gestação.
  3. Percepção dos movimentos fetais pela mãe – a partir de 17 semanas de atraso menstrual (mais comum com 20 semanas de atraso menstrual).
  4. Vacinas na gestação, geralmente são dadas e orientadas com 18 semanas.
  5. Melhor momento para ver seu bebê em ultrassom 3d/4d: entre 22 e 28 semanas de gestação.
  6. Se você ainda não discutiu o tipo de parto que fará, cesárea ou parto normal, 30 semanas de atraso é o momento ideal.
  7. Organizar os itens que levar para maternidade, é recomendado com 32 semanas de gestação.

Não deixe de ler o tópico: "gravidez semana a semana", traz orientações importantes, sintomas freqüentes na gravidez e outras informações que com certeza fará você ter atitudes que lhe darão muito conforto e segurança. Para ver Agora (Clique Aqui)


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua. Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ