obstetraEssa área é responsável por estudar a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos. 

O obstetra é o médico especializado em acompanhar a gravidez e a realizar os partos. O obstetra cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).

Durante a gravidez a presença do obstetra é importante pois é ele quem faz o pré-natal solicitando os exames necessários para avaliar a saúde da mulher e do bebê como os exames de sangue e as ultra sonografias, por exemplo.

As consultas com o obstetra devem ser realizadas pelo menos 1 vez ao mês até as 35 semanas de gestação. A partir daí, as consultas podem ser feitas a cada 8 ou 15 dias dependendo de cada caso.

É o obstetra que deve dizer a mulher a data provável do parto e aconselhar para o parto natural, vaginal ou a cesária mediante a necessidade.

É também função do obstetra esclarecer todas as dúvidas da mulher em relação à gravidez, parto e maternidade. Ele deve acompanhar a mulher até pelo menos 6 semanas após o nascimento do bebê, verificando a saúde da mãe, estando atento a possíveis infecções e até mesmo à depressão pós parto.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
SÃO GONÇALO: Rua Moreira César 138 – Centro –  São Gonçalo – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ