Inseminacao Intrauterina900x400

Inseminação Intrauterina

A Inseminação intrauterina é a deposição de espermatozoides, do parceiro ou doador, no interior da cavidade uterina, por meio de um cateter. Deve ser feita quando há ovulação, de modo a aumentar a probabilidade de ocorrer fecundação.

Etapas do Tratamento:

Estimulação

Geralmente utilizam-se medicamentos indutores da ovulação de forma a aumentar a eficácia da inseminação. Assim, induz-se o desenvolvimento folicular múltiplo, aumentando as probabilidades de sucesso da inseminação.

Nestes casos, o desenvolvimento dos folículos é controlado através da realização periódica de ecografias. Quando estes atingem o nível de amadurecimento adequado, é administrada uma injeção que ajuda à sua libertação do ovário. Nestes casos, a inseminação deve ser feita 36 a 40 horas mais tarde. 

Capacitação

O esperma do homem é preparado através de técnicas de capacitação ou preparação seminal. Com estas técnicas eliminam-se restos celulares, espermatozoides mortos, imóveis ou lentos, ficando com uma concentração de espermatozoides com maior mobilidade e maior capacidade de fecundação.

Inseminação

Para o procedimento de inseminação, é utilizado um cateter carregado com os espermatozoides para introduzi-los no útero. Trata-se de um processo rápido, que envolve poucos minutos. Depois da inseminação a mulher deve repousar durante um breve período.

Indicações

  • Problemas de ejaculação;

  • Alterações do esperma, variações em relação aos valores normais de concentração ou mobilidade;

  • Situações em que os espermatozoides são imobilizados pelo muco cervical da mulher, que pode ocorrer de ser muito espesso;

  • Casos em que o organismo da mulher produz anticorpos que destroem os espermatozoides;

  • Infertilidade inexplicada.

Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
SÃO GONÇALO: Rua Moreira César 138 – Centro –  São Gonçalo – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ