Doacao de Ovulos900X400
Doação
de Óvulos

O tratamento de reprodução humana com a Doação de Óvulos é um processo onde a mulher recebe óvulos de uma doadora para realizar o desejo da maternidade através de um tratamento de Fertilização in Vitro.

A Doação de Óvulos acontece quando uma mulher cede parte de seus óvulos para que ele seja fecundado e transferido para outra mulher.

A lei brasileira impõe que a doação seja anônima, ou seja, a doadora e a receptora não podem se conhecer ou ter contato uma com a outra. A lei também garante que a mãe da criança que nascer por ovodoação será a mulher que a carregou no ventre e não a que forneceu o óvulo.

Como é feita a Doação de Óvulos

O primeiro passo é selecionar a doadora, esse processo é muito semelhante ao da doação de sangue. Os óvulos doados são criteriosamente selecionados para que tenham total compatibilidade com a receptora, além de qualidade comprovada através de um rigoroso processo de seleção da saúde das doadoras.

Para coletar os gametas, a doadora precisa passar pelo processo de indução de ovulação. Após a indução os óvulos são coletados por via vaginal.

Depois da coleta ser realizada os óvulos são fecundados com espermatozoides do casal receptor. Com os embriões formados é feita a transferência dos mesmos para o útero da receptora. 

Quem pode doar

A doação deve ser feita por mulheres com menos de 35 anos, pois seus óvulos são mais novos e apresentam menores chances de terem problemas na estrutura genética. É importante também que a doadora não tenha nenhuma doença genética hereditária. Além disso, ela também não deve ter nenhum problema de saúde que possa ser agravado pela estimulação ovariana, como cânceres dependentes de hormônio. 

Quem pode receber

Mulheres que desejam engravidar, porém não produzem mais óvulos, que já vivenciaram múltiplas falhas de tratamento ou abortos, quadros de falência ovariana prematura, que tenham alterações genéticas.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
SÃO GONÇALO: Rua Moreira César 138 – Centro –  São Gonçalo – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ