Gravidez 37ª Semana37ª semana de atraso menstrual ou 35ª semana de gestação

A partir de 37 semanas o bebe estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna.

Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio que é usualmente eliminado logo após o parto. Se o nascimento é prolongado, esse material fecal aparecerá no líquido amniótico. Ele já pratica os movimentos respiratórios e está se preparando para a vida fora do útero.

Ele já é capaz de agarrar forte e se virar em direção à luz. A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Os membros estão dobrados e próximos ao corpo fetal. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem. Ao nascimento, a tíbia (um osso longo da perna) está, em geral, completamente ossificada.

Mamãe, procure avaliar os movimentos do bebe, conte os movimentos do bebe durante 1 hora após o café da manha, 1 hora após almoço e 1 hora após o jantar; nestas 3 horas você deve perceber pelo menos 20 movimentos; se houver duvida converse com a gente.

Seu útero está começando a empurrar a cabeça do bebê para baixo e ele vai penetrando na bacia (encaixando). Conseqüentemente, sua barriga desce um pouco, fazendo com que sua azia e falta de ar diminuam. O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer, você está perdendo o tampão mucoso que "veda" a entrada do útero, isto é normal.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
SÃO GONÇALO: Rua Moreira César 138 – Centro –  São Gonçalo – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ