Gravidez 31ª Semana31ª semana de atraso menstrual ou 29ª semana de gestação

O bebe esta com cerca de 1700 g e mede em torno de 36-37 cm de comprimento; devido à diminuição de espaço, o bebe adota a posição fetal, quer dizer as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas. ele também está ficando com a pele mais clara, devido aos depósitos de gordura branca que estão se formando abaixo dela.

Além disso, suas íris já podem dilatar e contrair diante da luz e suas unhas começam ultrapassar as pontas dos dedos. O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão.

Mamãe,

O desconforto do crescimento do nenê continua e você deve evitar refeições volumosas, procure caminhar um pouco após se alimentar. Sua vontade de fazer xixi a toda hora aumenta devido ao peso do útero e nesta semana começa a vazar o colostro dos seus seios.

Quando você for se deitar ou se levantar é preciso ter cuidado, adotando uma postura lateral e apoiando-se com a mão, vagarosamente. Até a 31ª semana, a cicatriz umbilical ("'umbigo") da mãe pode ficar plano, alongado ou até saliente, voltando ao normal depois do parto. É fundamental que a gestante descanse cada vez mais, uma vez que as pernas ficam mais cansadas e pesadas.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ