Gravidez 26ª Semana26ª semana de atraso menstrual ou 24ª semana de gestação

Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça).
Algo muito importante esta acontecendo nos pulmões do bebe, eles começam a produzir uma substancia (surfactante) que permitirá a expansão dos alvéolos pulmonares, fundamentais para respiração fora do útero.
A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Os bebês que nascem prematuros com essa idade gestacional já apresentam uma maior chance de sobreviver, entretanto o risco e a incidência de complicações ainda são grandes.

Se você está pensando em fazer uma Ultrassonografia 3D/4D, essa é a época recomendada. As imagens são mais fáceis de obter entre 26 e 29 semanas.

Mamãe, CUIDADO!
Neste período você esta completando o sexto mês e é nessa época que podem aparecer as estrias; então cuide da alimentação e intensifique as massagens.

Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, desconfortáveis, mas indolores e acontecem em intervalos irregulares. Melhoram quando você faz repouso ou usa um analgésico. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ