Gravidez 20ª Semana20ª semana de atraso menstrual ou 18ª semana de gestação

O bebê mede 24 cm em media e pesa em torno de 300 a 360 gramas, estamos na metade da gravidez e ele dorme e acorda como um recém nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar.

A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

Mamãe

O útero já esta na altura do umbigo e devera estar bem sensível devido a pressão desta região. Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Os movimentos do bebê devem estar mais perceptíveis agora.

IMPORTANTE: neste momento é interessante você e seu marido tomarem conhecimento sobre coleta de sangue do cordão umbilical do seu bebê , que é realizado no momento do nascimento. Verifique a respeito deste procedimento.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
SÃO GONÇALO: Rua Moreira César 138 – Centro –  São Gonçalo – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ