Gravidez 15ª Semana15ª semana de atraso menstrual ou 13ª semana de gestação

O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas.

O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta.

O cordão umbilical é o pulmão intra-utero do feto, a fonte de sua alimentação e desenvolvimento.
Experiências feitas em fetos mais desenvolvidos revelaram uma particular preferência pelo doce, um gosto que permanece em quase todas as crianças e em muitos adultos...

Seu bebê já faz xixi no líquido amniótico e começa a jogá-lo para dentro e para fora dos pulmões, como se estivesse ensaiando para quando precisar deles no momento do nascimento.

O líquido amniótico é uma substância surpreendente, que se regenera totalmente de 3 em 3 horas e é parcialmente composto de urina.

Mamãe,

Os hormônios estão baixando um pouco seus níveis e você agora tem menos náuseas, menor freqüência urinária e menos cansaço. Em virtude dos hormônios, pode haver mudanças em sua pele, deixando-a mais lisa, bonita e jovem. Você também vai perceber que seus cabelos estão mais macios e volumosos. Por outro lado, suas gengivas podem amolecer. Portanto, redobre os cuidados com a dentição: use escovas mais macias e escove por mais tempo os dentes, gengivas e língua.

Neste período o intestino pode ficar mais preguiçoso, as fezes vão ficar mais ressecadas, aumente a ingestão de fibras (granola), aumente a ingestão de liquido, de frutas como mamão, laranja com bagaço ou ameixa; mas tem uma dica muito importante: após as refeições (café da manha, almoço ou jantar) procure ir ao banheiro para permitir o funcionamento do intestino; quer dizer, não fique esperando ter vontade de evacuar para ir ao banheiro.

Você pode notar que as veias do tórax e das mamas estão mais dilatadas e visíveis. As aréolas das mamas tornam-se mais escuras e aumentam de diâmetro. Suas mamas começam a se preparar para a amamentação desde o primeiro dia de gravidez.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
SÃO GONÇALO: Rua Moreira César 138 – Centro –  São Gonçalo – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ