Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação - mesmo você não estando grávida ainda. É nessa semana que começa a preparação do corpo da mulher para a segunda semana, onde ocorrerá a fecundação.


1ª Semana e 2ª Semana de atraso Menstrual

1ª Semana 

Neste período você ainda não esta grávida, você acabou de menstruar e o seu corpo irá começar a se preparar para a gravidez que vai ocorrer teoricamente daqui a 14 dias. Isso porque em um processo normal de menstruação, que dura em média 28 dias, o óvulo maduro é liberado no meio desse processo (por volta do 14º dia). Esse óvulo viaja desde o ovário até as tubas uterinas, em direção ao útero, e lá aguarda ser fecundado. Se não for fertilizado, o ciclo começa novamente.

Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação - mesmo você não estando grávida ainda. É nessa semana que começa a preparação do corpo da mulher para a segunda semana, onde ocorrerá a fecundação.

Informações importantes

Existem duas idades gestacionais: a concepcional (que é contada a partir da concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecunda o óvulo) e a menstrual (que está nos livros de obstetrícia e é contada a partir do primeiro dia da última menstruação). Podemos dividir a formação do concepto em dois períodos: embrionário e fetal.

O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É uma fase de intensa proliferação de células. Só para termos uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4ª semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos, ou seja, as substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.

O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nesse período o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas).

Mamãe,
Infelizmente nem todas as gestações ocorrem de maneira planejada e em um momento adequado da sua vida.

Se a sua gravidez for planejada e desejada, meus parabéns! . Comece a pensar como grávida antes de engravidar. Adquira hábitos saudáveis e abandone os maus hábitos desde já, para que você tenha um bebê sadio. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo. Esse é um bom período para engravidar.

Faça uma dieta rica em frutas e vegetal; pratique exercícios regularmente; inicie um suplemento de ácido fólico, principalmente, se você era usuária de pílulas anticoncepcionais. Pare de fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar medicações sem prescrição médica. Fique longe de substâncias tóxicas e descanse bastante. Aprenda como se preparar para a gravidez.

Se você não planejou a gravidez, não se cobre demais, muito menos tenha muita culpa sobre os seus sentimentos, lembre-se que você é humana, entenda que será necessário ter paciência neste momento e lembrar que todos os teus sentimentos negativos são em função da gravidez e não em relação direta com o seu bebê, com certeza você vai amá-lo profundamente. De qualquer maneira, vamos ter responsabilidade com o seu corpo e com o corpo do seu filhinho, vamos ter todos os cuidados como os hábitos descritos interiormente.

2ª Semana

É na segunda semana que o corpo da mulher se prepara para a fecundação, liberando hormônios que permitem a ovulação e as condições necessárias para gerar o bebê.

As mudanças que ocorrem são:

  • O revestimento uterino fica mais espesso para acomodar o novo feto;
  • Os folículos ovarianos amadurecem até um deles se tornar dominante;
  • Hormônios são liberados para que o folículo dominante libere o óvulo para a fecundação;
  • O muco cervical se torna mais macio, fluido e aquoso, como clara de ovo, para facilitar a vida dos espermatozoides;
  • Começa a liberação do hormônio estrogênio responsável por estimular o revestimento do útero para alojar o óvulo fertilizado.

Como ocorre a fecundação do ovo?

Em cada ejaculação, o homem libera de 300 a 400 espermatozoides no interior da vagina. O espermatozoide tem somente uma missão: fertilizar o ovo. Mas apenas alguns sobrevivem nesse processo.
Ao chegar nas tubas uterinas, eles são empurrados em direção ao ovo, mas somente um espermatozoide — o mais forte — consegue chegar ao objetivo e fertilizar o ovo.
Quando isso ocorre, a missão muda e se torna mais tranquila. O ovo fecundado, também conhecido como Zigoto, continua descendo para seu objetivo final: o útero.

O que acontece quando há gêmeos fraternos ou dizigóticos?

É chamada gravidez de gêmeos fraternos quando dois óvulos distintos são fecundados por dois espermatozoides diferentes, ao mesmo tempo.

Gêmeos fraternos são os mais comuns de acontecer, sendo aqueles geneticamente parecidos e que podem ou não dividir a mesma placenta.

Já a gravidez de gêmeos dizigóticos é mais rara. É resultado de um óvulo que foi fecundado e, ao começar o processo de divisão celular, as células se dividiram dando origem a outro embrião, que será igual ao outro, originando gêmeos idênticos.

Processo: Fecundação;
Dias de gravidez: 14 dias.

Para os casais que querem aumentar a eficiência da fertilidade seria conveniente manter relações em dias alternados entre o 8°e o 20° dia do ciclo menstrual. Saiba que o ciclo menstrual é composto de 2 fases. A primeira é uma fase chamada de proliferativa: onde se prepara o ovulo e o útero para a ovulação e a segunda fase do ciclo onde se inicia a gestação através da fecundação do óvulo e da viagem, agora do óvulo fecundado (embrião) para dentro do útero.

Para mulheres com ciclo s de 28 dias a concepção ocorre em geral no 14° dia do ciclo, para mulheres com ciclos de 35 dias, a ovulação ocorre no 21° dia do ciclo; isto quer dizer que a segunda fase é mais regular do que a primeira. Mulher com ciclos irregulares fica impossível prever a data da ovulação; então o calculo da gravidez será obtido apenas por avaliação do ultrassom.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ