1ª Semana e 2ª Semana de atraso Menstrual

Neste período você ainda não esta grávida, você acabou de menstruar e o seu corpo irá começar a se preparar para a gravidez que vai ocorrer teoricamente daqui a 14 dias.

Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação - mesmo você não estando grávida. A partir da concepção, no final da 2ª semana ou início da 3ª, pela nossa contagem, o bebê inicia e passará por uma série de transformações.

Informações importantes

Existem duas idades gestacionais: a concepcional (que é contada a partir da concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecunda o óvulo) e a menstrual (que está nos livros de obstetrícia e é contada a partir do primeiro dia da última menstruação). Podemos dividir a formação do concepto em dois períodos: embrionário e fetal.

O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É uma fase de intensa proliferação de células. Só para termos uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4ª semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade aos agentes teratogênicos, ou seja, as substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.

O período fetal inicia-se a partir da 10ª semana pós-concepção e vai até o nascimento. Nesse período o bebê será chamado de feto e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação. De uma maneira geral, o bebê estará pronto para vir ao mundo com 40 semanas (varia de 37 a 42 semanas).

Mamãe,
Infelizmente nem todas as gestações ocorrem de maneira planejada e em um momento adequado da sua vida.

Se a sua gravidez for planejada e desejada, meus parabéns! . Comece a pensar como grávida antes de engravidar. Adquira hábitos saudáveis e abandone os maus hábitos desde já, para que você tenha um bebê sadio. Para as mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação acontece por volta do 14º dia do ciclo. Esse é um bom período para engravidar.

Faça uma dieta rica em frutas e vegetal; pratique exercícios regularmente; inicie um suplemento de ácido fólico, principalmente, se você era usuária de pílulas anticoncepcionais. Pare de fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar medicações sem prescrição médica. Fique longe de substâncias tóxicas e descanse bastante. Aprenda como se preparar para a gravidez.

Se você não planejou a gravidez, não se cobre demais, muito menos tenha muita culpa sobre os seus sentimentos, lembre-se que você é humana, entenda que será necessário ter paciência neste momento e lembrar que todos os teus sentimentos negativos são em função da gravidez e não em relação direta com o seu bebê, com certeza você vai amá-lo profundamente. De qualquer maneira, vamos ter responsabilidade com o seu corpo e com o corpo do seu filhinho, vamos ter todos os cuidados como os hábitos descritos interiormente.

2ª Semana
Já estamos chegando perto do momento da concepção do bebê, mas até agora ele ainda não existe.

Para os casais que querem aumentar a eficiência da fertilidade seria conveniente manter relações em dias alternados entre o 8°e o 20° dia do ciclo menstrual. Saiba que o ciclo menstrual é composto de 2 fases. A primeira é uma fase chamada de proliferativa: onde se prepara o ovulo e o útero para a ovulação e a segunda fase do ciclo onde se inicia a gestação através da fecundação do óvulo e da viagem, agora do óvulo fecundado (embrião) para dentro do útero.

Para mulheres com ciclo s de 28 dias a concepção ocorre em geral no 14° dia do ciclo, para mulheres com ciclos de 35 dias, a ovulação ocorre no 21° dia do ciclo; isto quer dizer que a segunda fase é mais regular do que a primeira. Mulher com ciclos irregulares fica impossível prever a data da ovulação; então o calculo da gravidez será obtido apenas por avaliação do ultrassom.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ