Gravidez 10ª Semana10ª semana de atraso menstrual ou 8ª semana de gestação

Nesta semana o bebê passa de embrião para feto (pequenino), mede no inicio 32 mm e no final da semana terá 42 mm com um peso de 5 g.

A cabeça parece grande para o corpo, olhos e nariz estão visíveis. O órgão genital começa a desenvolver, mas ainda é cedo para detectar o sexo. (a não ser pelo exame de sangue).

Além disso, a coluna vertebral ganha suave movimentos e a língua, a laringe e a tiróide começam a se forma. Os membros superiores e inferiores estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos.

Nessa última fase de embrião, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.

Mamãe,

Aqueles sintomas gástricos (mal estar geral) começam a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ

Agende sua consulta