Gravidez 11ª Semana

11ª semana de atraso menstrual ou 9ª semana de gestação 

O bebê mede 44 mm de comprimento no inicio desta semana e vai ate 60 mm no final com um peso de aproximadamente 9 g.

A partir de agora o bebê é chamado de feto. A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou. Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, a cabeça do bebê representa metade de seu tamanho. Em algum momento dessa semana ou da próxima, a placenta começa a funiconar e o sangue começará a circular entre o bebê e o útero.

Importante:

Translucência Nucal - exame realizado no período de 11 a 14 semanas, um dos exames mais importantes de avaliação genética na gravidez. Exame realizado através do ultrassom que mede a distância na nuca do bebê.

Mamãe,

Sua cintura está desaparecendo lentamente. Portanto, aproveite agora para medi-la, pois compará-la nos próximos meses pode ser muito divertido. Seu útero está do tamanho de uma laranja baiana madura.

Seu apetite deve estar melhor e as náuseas cedem, embora alguns odores ainda possam incomodá-la. Quanto às náuseas e o cansaço, provavelmente você ainda está sentindo. Mas não se preocupe, pois em breve cessarão. O aumento do nível sanguíneo pode fazer com que suas mãos e pés fiquem mais quentes.

É provável também que você sinta mais sede do que de costume, já que seu corpo precisa de mais líquido. Nessa fase também é normal que o peso da gestante aumente 1 kg, ainda que muitas mulheres possam emagrecer nesse primeiro trimestre por causa das náuseas, sem que isso interfira ou prejudique o desenvolvimento do bebê.


Dra. Paula Joazeiro
Ginecologista Obstetra Especializada em
Fertilização e Reprodução Humana Assistida

NITERÓI - ICARAÍ: Rua Miguel de Frias, 154
IPANEMA: Rua Farme de Amoedo 75, sala 505 – Rio de Janeiro – RJ
BARRA DA TIJUCA: Av. Almirante Julio de Sá Bierrenbach 200 - Bloco 1A, Sala 136 – RJ
TIJUCA: Rua Conde de Bonfim 255, sala 512 – Edifício Medical Center – Rio de Janeiro – RJ